A importância da atividade física para as crianças

Não se podem negar os inúmeros benefícios que a prática de atividade física oferece às pessoas, de forma geral. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a atividade física é o comportamento que juntamente com a genética, nutrição e o ambiente, contribuem para que o indivíduo atinja seu potencial de crescimento, desenvolva plenamente a aptidão física e tenha como resultante um bom nível de saúde.

Quando bem orientada ela pode ajudar na prevenção e tratamento de inúmeras doenças, melhorando fatores sociais e psicológicos, além de trazer bem-estar a quem pratica. Por conta disso, discute-se cada vez mais sobre a necessidade de incentivar, desde cedo, as crianças a se exercitarem de alguma forma.

Os ganhos vão além do crescimento e desenvolvimento saudável. A criança que pratica exercício físico tende a ter uma melhora no desenvolvimento motor e no sistema cardiocirculatório; maior capacidade de concentração e aprendizado na escola; além de prevenir a obesidade infantil e de aprender novas habilidades enquanto se diverte.

A atividade física também está associada aos benefícios psicológicos nas crianças, pois ela se torna um aliado para ajudar a lidar com questões emocionais. Alguns exemplos podem ser destacados, como reduzir a ansiedade, estresse e depressão; melhorar a interação social com os amigos e também contribuir na construção da autoconfiança, interação e integração social.

É importante estar sempre atento e perceber o desenvolvimento de cada criança. Pais e escola têm que estar em sintonia para motivá-la a se exercitar desde pequena, provavelmente esse vai ser um hábito que ela vai carregar pela vida toda e não se tornará um adulto sedentário.

Diante do que foi exposto, não se pode negar que promover e incentivar a atividade física desde a infância significa estabelecer uma base sólida para a redução da existência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida.

Texto de autoria da Prof.ª. Marlluce Gozi Stein  – Instituto Superior ISEAT  

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *