Faça Você Mesmo (DIY): Jogo da Memória

Diversos jogos deixaram de ocupar apenas o papel de entreter e passaram a conquistar espaço especial no processo educacional das crianças. Um deles é o velho e conhecido Jogo da Memória!

 

O Jogo da Memória garante muito mais que diversão – ele traz muitos benefícios, como o desenvolvimento do raciocínio rápido, memória fotográfica e associação de figuras, além de incentivar a socialização e a importância do perder e ganhar dentro de uma competição.

Para tornar a experiência com este jogo ainda mais atrativa, que tal desenvolver junto com a criança o seu próprio Jogo da Memória? É super fácil de fazer e a criançada vai se divertir muito soltando a criatividade no projeto!

Confira o passo a passo:

 

1) Jogo da Memória: crie as peças

Com a ajuda de uma régua, faça quadrados de 4×4 cm em cartolina ou papelão e, em seguida, recorte. Atenção: é preciso que sejam recortados quadradinhos em número par.

 

 

2) Jogo da Memória: pense nos desenhos

Agora é a hora de soltar a criatividade! Você pode fazer as imagens do seu Jogo da Memória de diversas formas. Uma delas é criar formas a partir de colagens feitas com papel colorido (conforme modelo abaixo), pode também desenhar com canetas e lápis de cor ou até mesmo imprimir desenhos, colorir e colar em um dos lados da cartolina.

 

 

3) Seu Jogo da Memória está pronto!

Agora é só embaralhar os cartões e se divertir muito!

 

 

A quantidade de peças do jogo fica ao seu critério: podem ser mais ou menos peças, de acordo com a idade da criança. Abaixo, segue um link com três modelos Jogos da Memória em temas variados para você baixar e começar hoje mesmo a brincadeira com a criançada!

 

BAIXE AQUI

 

VEJA MAIS MATERIAIS PARA BAIXAR

 

Imagens: http://bkids.typepad.com/

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *