Método Construtivista: descubra a linha piagetiana

Baseada na proposta de Jean Piaget, o método instiga a curiosidade e propõe a participação ativa onde o aluno seja capaz de construir seu próprio conhecimento através de pesquisas em grupo, projetos, experiências e desenvolvimento das habilidades como músicas e dramatização, visto que o estudante, nesta metodologia, tem como função encontrar respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com os colegas. 

O principal objetivo de uma escola Construtivista é que o aluno adquira autonomia, senso crítico e que o estudante aprenda na prática. O professor, nesse caso, tem o papel de mediador e as séries são organizadas em ciclos.

A teoria condena a rigidez e a realização de avaliações fica a critério de cada escola, embora essa linha pedagógica tenha como base não haver aplicação de provas.

As primeiras escolas a adotar este método em território nacional datam da década de 80, inspiradas pela Escola da Ponte, instituição pública portuguesa que foi criada por José Pacheco em 1976 e não possui divisão de alunos por classe ou série.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *