Método Democrático: a linha da Escola Summerhill

A linha Democrática é baseada na Escola Summerhill, fundada na Inglaterra em 1921. Como a escola é particular, possui total liberdade para produzir os próprios padrões, visto que não recebe dinheiro público e não depende do governo.

Este método critica a educação tradicional e propõe como diferencial a liberdade do aluno, que possui o papel central do processo educacional. 

Com uma postura de escutar o estudante, pais, funcionários e professores, nesta metodologia todos participam ativamente, acreditando que cada um é responsável por si, mas também pelos demais. 

Diferente da linha Tradicional que contém um cronograma comum e singular, no método Democrático o estudante não possui obrigação de carga horária, gerindo seu próprio tempo e os professores auxiliam nas atividades, os alunos são inteiramente livres para decidir o que acham que devem fazer, tomando as iniciativas e responsabilidades. Não há lições de casa e provas. A avaliação do aluno é feita pela participação e trabalhos, sejam eles escritos ou artísticos, conforme a preferência do aluno.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *