Método montessoriano: autonomia e autoeducação

O método foi criado pela educadora italiana Maria Montessori e valoriza as infinitas possibilidades da criança. De acordo com a visão montessoriana, a criança deve ser incentivada a desenvolver responsabilidade pelo próprio aprendizado. 

O professor guia e orienta, buscando respeitar o ritmo de cada um e ao invés do educador passar os exercícios, as atividades ficam em sala e o aluno escolhe qual irá fazer no dia, devendo cumprir os módulos obrigatórios. Além disso, são propostos trabalhos voltados para atividades motoras e sensoriais que aproximem o aluno da ciência, arte, música e cultura.

O sistema Montessori é todo criado para que a criança sinta no comando de seu próprio desenvolvimento, portanto ela é o seu melhor professor. Isso desenvolve na criança um controle interno e um conhecimento dos materiais com os quais está trabalhando, não importa seu estágio.

As salas devem possuir poucos alunos e muitos materiais didáticos que desenvolvam o estímulo do estudante. Nesta linha a aplicação de provas é opcional.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *