Método Pikler – Descubra a visão da pediatra Emmi Pikler

Emmi Pikler foi uma pediatra austríaca que dedicou-se a um estudo sobre os bebês, observando e criando a abordagem Pikler, que inspirou instituições de ensino infantil por toda a Europa. Segundo ela o olhar, gestos e expressões fazem com que a criança crie laços essenciais por quem ela está sendo cuidada e cada um possui um significado específico.

Focada para o ensinamento de bebês e crianças de 0 a 3 anos, a abordagem Pikler possui princípios como autonomia, movimento livre e rotinas e cuidados privilegiados. Acredita-se que os bebês, por não haver muitas atividades e entretenimento em relação aos adultos, os pequenos entretém a si próprios, instigando a curiosidade e desvendando todo o ambiente em que está inserido. 

Nesta metodologia o movimento corporal representa muito, visto que o modo de expressão é o instrumento que a criança possui para estabelecer seu comportamento social e afetivo, além de superar dificuldades de locomoção através da persistência e paciência. O adulto, nesta linha pedagógica tem o papel primordial, uma vez que a criança estabelece relação de confiança e apoio.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *