Método Waldorf: conheça esta linha pedagógica

Em 1919, o filósofo alemão Rudolf Steiner deu início a essa metodologia. A linha tem como base principal o desenvolvimento físico, social e individual da criança. 

Os alunos são divididos por faixas etárias e permanecem juntos por sete anos, com a mesma turma e educador, que, nesta modalidade é chamado de Tutor. Não há alfabetização antes dos sete anos. Este método é contra o uso de televisão e brinquedos industrializados, sendo assim, preferem dar aos alunos pedaços de madeira para que sejam transformados em brinquedos. 

Não há repetência visto que o ritmo biológico não pode ser alterado e a avaliação é feita através da execução de trabalhos, alguns testes e provas em determinadas matérias, especialmente no ensino médio. No ensino Fundamental, o currículo inclui astronomia, meteorologia, jardinagem, trabalhos manuais e as disciplinas obrigatórias. Já no Ensino Médio, além das matérias obrigatórias, os alunos estudam artes dramáticas, línguas estrangeiras, artes e ofícios, entre outras disciplinas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *