“Não pode riscar a parede!”: 6 sugestões positivas para crianças criativas

não pode riscar a parede

Você que é pai ou mãe, muito provavelmente já teve a experiência de presenciar o aparecimento de uma obra de arte de seu(a) filho(a) numa parede de casa e dizer a famosa frase “não pode riscar a parede”, certo? Para quem acha que é um mero descuido dos pais, saiba que não é bem assim – bastam alguns segundos para a criança pegar um giz, lápis de cor ou canetinha e “atacar” uma parede.

 

Reprimir a criança não é eficaz, porque as paredes brancas são muito mais tentadoras do que simples folhas de papel. E como certamente você não quer acabar com a veia artística de seu(a) filho(a), venha conhecer algumas sugestões para evitar novas dores de cabeça:

 

1) Rolo de papel na parede

O rolo de papel é uma excelente ideia para estimular a criatividade das crianças sem bagunçar a casa com recortes por todo o lado. Com o suporte, pode ser usado papel kraft, mas funciona igualmente com qualquer outro tipo de papel vendido em rolo. Claro que não garante que a criança não risque mais a parede, mas sem dúvida será bastante apelativo. O único problema (especialmente para quem mora de aluguel) é que é necessário furar a parede.

 

Não pode riscar a parede - rolo de parede
Fonte: George & Willy Studio Roller

2) Tinta Lousa

Outra opção é usar uma tinta efeito lousa para que seu(a) filho(a) possa desenhar à vontade com giz. E, se não quiser, não precisa de cobrir as paredes inteiras com esta tinta. Pode reservar um cantinho da sala ou do quarto dele(a) para pintar. Mas atenção: essa opção não é indicada para crianças com problemas respiratórios ou alergia ao giz.

 

Não pode riscar a parede - Tinta Lousa

 

3) Adesivo Lousa

Se gostou da ideia anterior mas, por algum motivo, não quer pintar a parede, pode optar por uma opção menos invasiva, que são os adesivos lousa. Existem em cor branca (para usar com canetas) e na cor preta (para usar com giz). Ambos são muito práticos, pois podem ser removidos a qualquer momento. Lembrando que a opção de cor preta não é indicada para crianças com problemas respiratórios ou com alergia a giz.

 

Não pode riscar a parede - Adesivo Lousa

 

4) Papeis de parede para colorir

Uma outra opção removível são os papeis de parede para colorir. Eles podem trazer um tom lúdico para o quarto de seu(a) filho(a) e permitem que ele(a) passe muitas horas entretido(a) colorindo os desenhos. E, claro, quando terminar de colorir todas as figuras, você pode remover e colar um novo, preferencialmente com outra temática.

 

Não pode riscar a parede - Papeis de parede para colorir
Fonte: “Dogs Wallpaper – Black and White Illustration Pet” por Andrea Lauren

 

5) Opte por materiais laváveis em qualquer superfície

Sabia que existem gizes de cera laváveis em todas as superfícies, incluindo paredes? Com os gizes da Crayola, por exemplo, você pode ficar descansado(a) vendo seu(a) filho(a) colorir sem preocupação. Para limpar as paredes, é necessário apenas uma esponja molhada com detergente! No caso das canetas laváveis Explosion, elas só riscam em um papel específico. Ou seja, caso seu(a) filho(a) tente colorir a parede, a tinta não irá sair. Ótima ideia, não?

 

Não pode riscar a parede - Giz de cera
Gizes de cera laváveis Crayola | Canetas Color Explosion Crayola

 

6) Assuma que tem um artista em casa!

Em 2017, um casal canadense, depois de voltar para casa e descobrir que o filho de 6 anos tinha desenhado uma casinha em uma das paredes, em vez de punir, decidiu enquadrá-la como uma autêntica obra de arte. Os pais até criaram uma etiqueta de arte como se costuma fazer nos museus com o nome da obra e legenda. A ideia hilária se tornou viral com mais de 100 mil retweets!

Então, por que não começar a enxergar os desenhos de nossos filhos com um outro olhar? Fica a sugestão!

 

Não pode riscar a parede - Interrupted House
R.C. MASSICOTTE, Interrupted House, 2017

 

Gostou das dicas? Então, deixe nos comentários a sua melhor dica para as aventuras das crianças colorindo as paredes de casa!

Continue ligado no nosso portal e leia mais sobre pedagogia, textos de opinião e muito mais. Até a próxima!

 

LEIA MAIS SOBRE PAIS E FILHOS

 


BRUNO ASSIS FONSECA
Formado em design gráfico, é autor/ ilustrador de livros infantis e trabalha com comunicação voltada para o ensino. Adora dar oficinas de artes para crianças e adolescentes mas o seu tempo mais precioso é dedicado à sua filha Aurora.
Linkedin  |  Instagram 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *