Psicopedagogia Clínica: o que é e qual a atuação do profissional da área?

Muito se sabe sobre a atuação do psicopedagogo, o profissional capaz de lidar com o ser humano e suas formas de aprendizagem, auxiliando em dificuldades como transtornos e distúrbios. Porém, o que se sabe sobre a Psicopedagogia Clínica e quais são as habilidades dos profissionais da área?

 

Saiba mais sobre essa área da saúde e fique por dentro:

 

O que é a Psicopedagogia Clínica?

A Psicopedagogia Clínica é uma área da Pedagogia em união com a Psicologia que promove o desenvolvimento de habilidades na educação e na saúde, com o objetivo de identificar e solucionar em pacientes problemas emocionais e cognitivos nas situações e fases de aprendizado, aliando aspectos neurológicos aos processos de ensino. Os profissionais da área de Psicopedagogia Clínica estão sendo, ultimamente, cada vez mais requisitados, tanto em ambientes de ensino, como escolas e universidades, quanto em ambientes de saúde, como clínicas e hospitais.

 

► Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

 

Qual a atuação do profissional de Psicopedagogia Clínica?

A Psicopedagogia Clínica trata da área da saúde e abrange os profissionais que trabalham em consultório atendendo pacientes de todas as idades que possuem algum tipo de dificuldade de aprendizagem. Normalmente, esse tipo de profissional trabalha com outros da área da saúde, como pediatras, psicólogos, entre outros, quando há a necessidade de uma avaliação mais profunda do caso do paciente.

O Psicopedagogo Clínico é responsável por diagnosticar e sugerir estratégias para pais e professores, de forma a desenvolver e melhorar aquela dificuldade específica do aluno. Sendo assim, o profissional possui as tarefas de planejar e avaliar a aprendizagem através de técnicas específicas para observação e intervenção para o bem do paciente, atuar na gestão de serviços de Psicopedagogia em escolas e clínicas, realizar consultorias e atuar em políticas públicas voltadas à área em questão. Ele deve ter a capacidade de ouvir e acolher, identificando e analisando as questões que envolvem a aprendizagem humana.

 

Psicopedagogia Clínica x Psicopedagogia Institucional

A Psicopedagogia Clínica e a Psicopedagogia Institucional, apesar de tratarem de distúrbios do aprendizado, são duas áreas diferentes e, por isso, possuem algumas divergências. São elas:

A Psicopedagogia Clínica se refere a profissionais que trabalham em consultórios atendendo pacientes com dificuldade de aprendizagem, atuando através de terapias, desenvolvendo técnicas e orientando os pais e professores. Normalmente, conta com a parceria de outros médicos (como dito acima) caso precise de encaminhamento.

Já a Psicopedagogia Institucional se refere a profissionais que trabalham junto a professores e instituições de ensino para melhoria do ensino e da aprendizagem, de forma a evitar problemas e transtornos por parte dos alunos. Juntamente com a equipe escolar, o psicopedagogo institucional elabora métodos que auxiliam na construção de um bom ambiente de ensino.

 

 

A Psicopedagogia Clínica é uma área bastante útil e necessária para o bom desenvolvimento do aprendizado em instituições de ensino, de forma a melhorar esse processo através de táticas e métodos únicos. Portanto, pesquise mais sobre a área para que seus alunos ou seus filhos possam ter a melhor experiência de aprendizagem possível.

 

LEIA MAIS SOBRE PEDAGOGIA

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *